
A New Era of Growth and Opportunity
conheça
20 anos de Investimento Responsável na Itaú Asset
conheça
Integração de questões ESG na avaliação de empresas
conheça
Integração de questões ESG em renda fixa
conheça
Atualização sobre Integração de Cenários Climáticos da Itaú Asset
conheça
Investimento responsável nos tempos de COVID-19
conheça
Biodiversidade uso do solo e os investimentos
conheça
Investimento responsável pela lente da ODS
conheça
A Basileia III e os seus impactos no Crédito Privado
conheça
Pesquisas Eleitorais no Brasil
conheça
A evolução do mercado de trabalho no Brasil e os impactos da reforma
conheça
Mudanças Climáticas e seus impactos
conheça
Juros Estruturais e o Mercado de Ações
conheça
Taxa Neutra de Juros no Brasil
conheça
Custo Tributário na Decisão de Investimento
conheça
A transição demográfica e seus impactos fiscais no Brasil
conheça
Alocação com Estratégia de Minimização de Perdas
conheça
Atualização da Modelagem sobre Risco de Racionamento de Energia
conheça
Como tais metodologias podem tornar mais eficiente a alocação de ativos
conheça
A importância da educação e os impactos do FIES nas empresas listadas em bolsa
conheça
Brasil: A Escassez Hídrica e seus Impactos Econômicos
conheça
Principais Modelos, Limitações e Tendências Atuais
conheça
Uma solução fiduciária para uma demanda social
conheça
Planejamento Financeiro: A Importância da Análise do Balanço Familiar
conheça
As Emoções no Planejamento Financeiro
conheça
Redes Sociais e Eleições
conheçaformulários metodologias ASG
-
Momento ESG
saiba mais -
Ações Globais ESG
saiba mais -
Itaú ESG Energia Limpa
saiba mais -
Itaú ESG H20 Ações Investimento no Exterior
saiba mais -
Itaú Excelência Social Ações
saiba mais -
Itaú Excelência Social Ações FIC
saiba mais -
Itaú Private Excelência Social Ações FIC
saiba mais -
Itaú Governança Corporativa Ações
saiba mais -
Itaú Governança Corporativa Ações FIC
saiba mais -
Itaú Empresa Governança Corporativa Ações FIC
saiba mais -
Itaú Active Fix ESG
saiba mais -
Itaú Active Fix ESG Horizonte
saiba mais
perguntas frequentes
Como gestores dos recursos de nossos clientes, temos a responsabilidade de investi-los de forma ética e responsável, buscando um completo entendimento das oportunidades e dos riscos envolvidos em nossas decisões. Além disso, o horizonte de investimento no Brasil era de curto prazo até pouco tempo atrás. Porém, com as alterações que estamos vendo no cenário econômico, os investidores estão revendo essa questão. Dessa forma, olharmos empresas que se preocupam com a perenidade e sustentabilidade de seus negócios e produtos se torna relevante ao mesmo tempo em que o nosso horizonte de investimento é alongado.
A integração de questões ESG na avaliação de empresas tem como objetivo gerar valor por meio da obtenção de um retorno mais ajustado ao risco dos portfolios. Analistas cientes do impacto financeiro de questões ESG podem tomar melhores decisões de investimento. Então, integramos aspectos que a análise financeira tradicional não irá olhar. Considerando essas questões no nosso processo de investimento, temos uma visão completa dos riscos e oportunidades. Fazemos tudo isso através de um modelo que engloba os temas relevantes e materiais para cada um dos setores e empresas investidas.
Além disso, atuamos nessa frente através do voto em assembleias de empresas investidas (proxy voting) considerando questões ESG e promovendo melhores práticas para a sustentabilidade destes negócios.
Outra forma relevante que atuamos é através dos engajamentos com empresas investidas, gerando valor na medida em que as empresas enderecem adequadamente temas ESG relevantes às suas operações.
O impacto gerado por essas práticas é muito grande quando consideramos a mudança de comportamento que causamos nas empresas que investimos.
Assim, o que significa tudo isso para nosso cliente? Ao investir conosco, essas questões já estão sendo consideradas em nosso processo de investimento independente da estratégia que ele escolha. Cada cotista de fundos da Itaú Asset pode saber que também está influenciando positivamente a sociedade, meio ambiente e a governança das empresas quando escolhe nossos fundos.
Empresas que se atentam as questões ESG estão mais bem preparadas para lidar com as mudanças nos padrões de produção e consumo utilizando de maneira mais eficiente os recursos naturais e minimizando o impacto de seus produtos e embalagens no meio ambiente.
A integração ESG na avaliação de ativos de Renda Váriavel e Renda Fixa traz informações adicionais às que estão tradicionalmente disponíveis sobre as empresas. Cientes dessas informações gestores podem tomar uma decisão de investimento mais bem informada, contribuindo positivamente com a obtenção de um retorno mais ajustado ao risco.
Sim! O Itaú Momento ESG Ações é o nosso fundo de renda variavél com gestão ativa ESG. Lançamos em 2020, o Carteira ESG Internacional e os fundos Itaú Index ESG Energia Limpa, Itaú Index ESG Água e Itaú Active Fix ESG.
Também temos três ETFs: o ETF ISUS11, que segue o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), o ETF GOVE11, que segue o índice de governança corporativa da B3 (IGCT), e o ETF REVE11 que segue o índice Russell® 1000 Green Revenues 50.
Com histórico de 15 anos, o ISE B3 foi uma iniciativa pioneira na América Latina e é composto por empresas que estão alinhadas às demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade ao mesmo tempo que estimula a responsabilidade ética nestas corporações. Hoje o ETF conta com 30 empresas representando mais de 10 setores diferentes da economia que segue o índice de sustentabilidade da B3. O ETF GOVE11 segue o índice IGCT, o qual contém companhias as quais voluntariamente adotam critérios diferenciados de governança corporativa, devendo estar presentes nos segmentos Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.
Os resultados de performance do ISUS11 e GOVE11 são boas evidências de que estratégias dedicadas a ESG geram performance superiores a benchmarks tradicionais. Ambos ETFs tiveram retornos superiores ao Ibovespa em janelas de longo (24 meses- maio/18-maio/20 e de curto prazo (4 meses -jan/20-abril/20), sendo que o desempenho nesse último período mostra a resiliência desse tipo de empresa em períodos de alta volatilidade. As performances sempre atualizadas desses fundos podem ser encontradas em https://www.itnow.com.br/.
Nosso modelo antecipou por exemplo uma possível perda de licença por uma empresa por conta do nosso monitoramento de reclamações de consumidores, mapeada através da dimensão social. Em outra ocasião conseguimos mapear quais as empresas estavam mais bem posicionadas para enfrentar a crise hídrica observada entre 2014-2016. Com essa informação os gestores dos fundos puderam reorganizar as carteiras e proteger os investidores.